SERVIÇOS ONLINE

Bolsas de Fomento à Pesquisa/Desenvolvimento/Inovação

O Programa de Bolsas de Fomento à Pesquisa/Desenvolvimento/Inovação da FUNADESP tem como objetivo incentivar a institucionalização da pesquisa e contribuir para a implantação da pós-graduação stricto sensu nas instituições de Educação Superior; fomentar processos de inovação e estimular a interação das instituições de ensino superior com o setor produtivo.

Para se candidatar à bolsa de pesquisa FUNADESP no IPTAN, o docente deve: a) Possuir Curriculum vitae atualizado na Plataforma Lattes do CNPq; b) Preencher formulário de Apresentação de Projetos de Pesquisa no site da FUNADESP; c) Apresentar projeto de pesquisa na íntegra, contendo resumo, justificativa, objetivos, fundamentação teórica, metodologia, plano de trabalho específico para o coordenador e para cada aluno de Iniciação Científica envolvido no projeto, produtos esperados (por exemplo: publicações, apresentações em congressos, desenvolvimento de software) e referências bibliográficas; d) Comprovante de submissão do projeto a Comitê de Ética em Pesquisa, quando for o caso.

A seleção dos professores-coordenadores a serem contemplados com bolsa de pesquisa FUNADESP ocorre a partir da avaliação e seleção dos projetos de pesquisa apresentados. O julgamento e a seleção das propostas de pesquisa são processados em diferentes etapas realizadas, inicialmente, na instituição de ensino superior proponente e, posteriormente, na FUNADESP.

A bolsa para professores-coordenadores tem duração de 12 meses e o valor mensal para mestres e doutores é, respectivamente, R$ 800,00 e R$ 1.000,00.

Os professores candidatos à bolsa de pesquisa FUNADESP, não contemplados com bolsas, mas cujos projetos são aprovados, poderão desenvolver o mesmo de forma voluntária e ter sob sua orientação até dois bolsistas do programa PIBIC/FAPEMIG.

O edital de chamada para inscrição de pesquisadores candidatos a bolsas de pesquisa FUNADESP e orientadores de bolsistas do programa PIBIC/FAPEMIG (EDITAL Nº 04/2016) é publicado anualmente no mês de junho, conforme apresentado no Calendário de Publicação de Editais da Coordenação de Pesquisa do IPTAN.