Talk Show sobre os 30 anos do SUS marca a Semana Acadêmica do curso de Enfermagem no UNIPTAN.

Tema abrodou os desafios e perspectivas do SUS no Brasil.

29/05/2019

Aconteceu no dia 27 de maio, no anfiteatro do UNIPTAN, um talk Show organizado pela coordenação do curso de Enfermagem, para marcar o dia do Enfermeiro e que também abordou os desafios e perspectivas do SUS no Brasil.

O evento foi organizado pela coordenação de enfermagem juntamente com os alunos de todos os períodos do curso.

Foram convidados 4 profissionais que atuam nas áreas de ensino, pesquisa e assistência no Sistema único de saúde, sendo eles: Rosa Gouvêa de Sousa (Médica, Professora nos cursos de medicina no UNIPTAN e na UFSJ, coordenadora da comissão de residência médica da UFSJ), Doutor Luíz Paulo Souza e Souza (Enfermeiro, Professor no departamento de medicina da UFSJ e professor da escola de pós-graduação de saúde pública do estado de Minas Gerais) Priscila Emanuelle Peixoto (Enfermeira da superintendência da Secretaria Municipal de saúde de São João del-Rei e preceptora no SUS pelo Hospital Sirio Libanês), Gustavo Campos Carvalho (Enfermeiro assistencial do SAMU, Instrutor do núcleo permanente do SAMU macro centro sul, docente nos cursos de medicina e odontologia do UNIPTAN, Instrutor da SOMITI, sócio proprietário da empresa Olympio Educação em saúde).

Evento aconteceu no anfiteatro do UNIPTAN. Foto: Divulgação.

Foram apresentados dados do SUS no Brasil, na região e em São João del-Rei.

Os temas discutidos durante o evento foram: a visão do SUS, programa mais médicos, atuação do enfermeiro frente ao SUS, uso do eletrochoque em pacientes psiquiátricos, tratamento comunitário, acessibilidade, princípios do SUS, referência e contra referência, macro e microrregião, CISVER, humaniza SUS, atuação do SAMU, inovações em saúde e financiamento do SUS.

A coordenadora do curso, professora  Marcela Nolasco, salientou a importância de se debater os desafios e perspectivas do Sistema único de Sáu de do Brasil. "Entre avanços indiscutíveis obtidos a partir da Constituição de 1988, a criação do SUS trouxe maior impacto positivo à vida dos brasileiros, mesmo com muitos e conhecidos problemas. O SUS é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo. Anterior a esse modelo de atenção à saúde, somente as pessoas mais abastadas e trabalhadores que contribuíam com o Instituto nacional de previdência Social tinham acesso aos serviços de saúde.

A coordenadora ressaltou ainda a importância do enfermeiro inserido no SUS. " Com o SUS, inaugurou-se no país uma nova ordem no âmbito da saúde pública, baseada nos princípios da universalidade e da igualdade e com uma organização descentralizada, pautada no atendimento integral e gratuito e na participação da popular. A partir deste novo modelo, o enfermeiro passou a ter mais visibilidade no mercado de trabalho, pois se tornou o gerente nas equipes de Estratégia de Saúde da Família. Hoje, o enfermeiro que atua na saúde pública fica mais próximo dos cidadãos atendidos, possibilitando mais ganho no tratamento devido a empatia entre ambos.

O evento foi transmitido ao vivo, na fanpage do curso de Enfermagem do UNIPTAN através de sua página do Facebook.

UniptanSemana de Enfermagem UNIPTANSemana Acadêmica de EnfermagemEnfermagem UNIPTAN