Projeto "Permita-se" - Auto Estima e qualidade de vida para os idosos do Albergue Santo Antônio de São João Del Rei.

Projeto elaborado por alunos do curso de Educação física do UNPTAN promete mudar a vida dos idosos.

10/03/2018

Permitir que a mudança faça parte da vida. Com essa idéia, os alunos do curso de Educação física do UNIPTAN, Isabela Silveira e Rhandy Vale Souza, estão escrevendo uma página importante na vida de muitos idosos do Albergue Santo Antônio em São João del Rei.

O Projeto Permita-se, elaborado pelos alunos, tem como objetivo principal levar qualidade de vida e auto estima aos idosos através da reabilitação e do fortalecimento muscular.

Para a aluna Isabel Silveira, uma das idealizadoras do projeto, a idéia surgiu durante uma conversa em sala de aula onde nos questionávamos sobre o nosso papel enquanto estudantes. O que estávamos fazendo na faculdade? Qual era o nosso papel na sociedade? Somente se formar e se tornar um profissional na área era pouco, queríamos fazer algo mais.

Então nós nos perguntamos: O que nós podemos fazer para mudar isso? Pensamos então no albergue Santo Antônio e percebemos que poderíamos mudar a forma tratar os idosos. Melhorando a qualidade de vida deles.”-

Surgiu então a idéia da reabilitação destes idosos aplicando os conhecimentos adquiridos em sala de aula de uma maneira especial, ajudando os idosos a não perderem massa muscular, um fenômeno chamado “sarcopenia”.

Para Rhandy Vale, outro idealizador do projeto, trabalhar a perda de massa muscular dos idosos é de extrema importância para a qualidade de vida deles.- " Nós vamos intervir no processo de prevenção e no tratamento da Sarcopenia e como vamos fazer isso? Trabalhando a musculatura desses idosos. A perda de massa muscular se acentua muito com a idade e afeta de maneira muito acentuada a qualidade de vida.

Ainda segundo Rhandy,  o projeto vai proporcionar uma experiência única durante o curso - “ Este projeto vai servir como experiência para o futuro. Eu posso tratar patologias e fazer iniciações científicas com este projeto. Isso vai me ajudar tanto na vida acadêmica quanto na minha vida profissional”- afirma.

Para o coordenador do curso de Educação Física, Rubens Bagni Torres, o projeto é um passo importante que vai de encontro a missão do UNIPTAN, através da pesquisa, ensino e extensão, que permite aos alunos contribuir positivamente para uma mudança social.  -“ Primeiramente ressalto a pró atividade dos alunos em sugerir a ação e viabilizar o projeto.Vale salientar também a importância do projeto que vai impactar diretamente na qualidade de vida dos idosos, modificando e melhorando a vida destas pessoas e também da nossa comunidade através de ações que foram idealizadas dentro de sala de aula”- afirma.

Ainda segundo  Rhandy Vale,  a idéia e expandir o projeto. - “Nós vamos fazer uma pesquisa qualitativa e quantitativa e através dessa coleta de dados e informações pretendemos expandir esse projeto para toda a população da cidade”.

Para Isabel Silveira, o projeto envolve muito mais coisas que só o fortalecimento muscular, o Permita-se é um projeto que visa uma mudança comportamental e emocional dos idosos através do trabalho da auto estima, de permitir  que a mudança faça parte da vida destas pessoas.

UNIPTANprojeto permita-setratamentopesquisaeducação físicacursoalbergue Santo Antonio