Alunos do curso de Engenharia de Produção do UNIPTAN constroem impressora 3D.

Experimento faz parte das práticas de laboratório do curso.

07/03/2018

Os alunos do sexto período do curso de Engenharia de Produção do UNIPTAN, coordenados pelos professores Carlos Augusto da Silva e Camilo Lellis, construíram duas impressoras 3D. As máquinas foram fruto da disciplina Laboratório de Mecânica, Eletricidade e Desenvolvimento de produto que tem como objetivo a prática dos alunos nas áreas de fabricação, eletricidade e automação e controle.

A disciplina, ministrada nos laboratórios e oficinas do SENAI - São João del-Rei pelos professores Carlos Augusto da Silva (UNIPTAN) e Camilo Lellis (SENAI), seguiu uma das várias metodologias ativas aplicadas na instituição, a Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP) que relaciona a construção do conhecimento à investigação e proposta de soluções para situações reais.

De acordo com a coordenadora do curso de Engenharia de Produção do UNIPTAN, Cristiane Resende, as aulas práticas funcionam como um aditivo para os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas- " Com a construção das impressoras, nas aulas de laboratório, os alunos vivenciaram momentos de muito aprendizado e aplicação dos ensinamentos passados em sala de aula. Foi muito gratificante ver a evolução e a empolgação dos alunos a cada etapa concluída da construção da impressora"- afirma.

Na foto alunos do curso de Engenharia de Produção do UNIPTAN durante o processo de criação da impressora 3D. Foto: Divulgação

Para  aluna Carolina Napolitano a experiência da construção da impressora 3 D foi surpreendente-" Ao conseguirmos colocar em prática alguns temas abordados em sala de aula, foi possível entender como cada máquina funciona e ter uma ótima base para poder realizar diversas tarefas que venham a ser necessárias em nossa trajetória profissional. Nossos professores fizeram questão de nos ensinar diferentes processos, explicando como cada um funcionava e nos deixando realizar as tarefas sozinhos, porém, sempre nos orientando"- afirmou.

A manufatura aditiva, ou como é popularmente conhecida, impressão 3D é um processo de fabricação onde um modelo tridimensional é criado por meio da adição sucessiva de material na forma de camadas com informações obtidas diretamente de uma representação geométrica computacional 3D. Uma das primeiras e principais aplicações da impressão 3D é a fabricação de protótipos, contudo com a percepção do potencial oferecido pela impressão 3D o campo de aplicação foi se ampliando consideravelmente.

Confira o vídeo da impressora 3 D feita pelos alunos do UNPTAN: https://www.youtube.com/watch?v=hUMFtCh5zgU

impresora 3 dengenhariaengenharia de produçãoexperimentouniptanlaboratóriosprotótipo