SERVIÇOS ONLINE

Diretores do Grupo NRE Educacional participam do CBESP em Gramado/RS.

O evento, referência no setor, reuniu mais de 600 educadores de todo o país.

Educação Superior no Século XXI: Inovação e Sustentabilidade. Esse foi o tema da 10ª edição do Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP) realizado de 25 a 27 de maio, em Gramado/RS. Os diretores do Grupo NRE, Dr. Nicolau Carvalho Esteves, Vírgílio Gibbon, Neuza Belo, Ricardo Assunção Viegas e Fernando Malheiros representaram o Grupo no evento.

Os três dias de debates do Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular contaram com a presença das principais lideranças do setor, como reitores, mantenedores, gestores, autoridades governamentais e políticas com responsabilidades na área de educação, além de renomados educadores e formuladores de políticas públicas.

Nesta edição, o evento obteve um público recorde de mais de 600 educadores de todo o Brasil e foi transmitido ao vivo pela internet, alcançando 2 mil internautas em todas as regiões do país, em cidades dos Estados Unidos e do Canadá e em vários países da Europa e da América Latina.

O CBESP abordou sobre atualidades do setor de educação como o formato do novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies); as regras para o Programa Universidade para Todos (ProUni); a reforma em andamento do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade); além de uma ampla abordagem do futuro da Educação Superior no Brasil.

O Congresso é uma oportunidade para discutir a constante busca por novas tecnologias, as atualizações de mercado e o futuro das instituições, sempre com foco voltado para o aluno e com ações que visem o desenvolvimento da educação brasileira.

CBESP IPTAN NRE

A conferência de abertura teve como abordagem “A Educação Superior e as demandas do século XXI: uma perspectiva mundial”, com a participação do presidente Janguiê Diniz, de Ana Elena Schalk (membro do Conselho Consultivo da Education Partners), e de Celso Niskier (representante do Sindicato das Entidades Mantenedoras dos Estabelecimentos de Ensino Superior do Rio de Janeiro -Semerj).

Entre o segundo e o terceiro dias do Congresso foram realizados quatro painéis com os temas: “A Educação Superior em transformação: inovar para não perecer”; “Instituições sustentáveis: construindo alternativas para o futuro”; “Redesenhando modelos para a Educação Superior: ensino-aprendizagem para a era digital”; e “Pesquisas e tendências na Educação Superior”.

No último dia de encontro, o CBESP formulou um documento contendo os debates, as ideias e sugestões dos participantes e conferencistas; um mapa para os próximos 10 anos e. Para finalizar, o evento contou com uma importante mesa redonda composta pelos membros do Conselho Nacional de Educação presidida pelo Professor Henrique Sartóri de Almeida Prado - Secretário de Regulação e Supervisão de Educação Superior - SERES, onde se debateu os futuros atos regulatórios a serem editados pelo MEC.

O CBESP é uma iniciativa do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, organização sem fins lucrativos, formada pelas seguintes entidades: Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior (ABMES), Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades (Abrafi), Associação Nacional dos Centros Universitários (Anaceu), Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup), Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior (Semesp), Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep) e Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Rio de Janeiro (Semerj).

O CBESP é itinerante. Já foi realizado em Porto de Galinhas/PE (2008), Araxá/MG (2009), Costão do Santinho/SC (2010), Salvador/BA (2011), Natal/RN (2012), Foz do Iguaçu/PR (2013), Maceió/AL (2014), Rio de Janeiro/RJ (2015) e Porto de Galinhas/PE (2016).

Tags

CBESP NRE Educacional IPTAN ITPAC