SERVIÇOS ONLINE

Congresso de Pesquisa e Extensão do UNIPTAN


De 03 a 05 de abril de 2019 no UNIPTAN, em São João del-Rei

O Congresso de Pesquisa e Extensão do UNIPTAN é um evento de abrangência regional, realizado, anualmente, em São João Del Rei, pelo Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves - UNIPTAN.

O objetivo do evento é promover a divulgação dos resultados de pesquisas e de extensão realizados na Instituição.

Aberto à participação da comunidade acadêmica externa, o Congresso tem também como objetivo favorecer o intercâmbio do conhecimento científico por meio da troca de experiências científicas entre as Instituições de Ensino Superior da região.

O evento possibilita que os docentes e discentes do UNIPTAN, bolsistas ou voluntários, apresentem os resultados dos projetos desenvolvidos junto aos Programas de Pesquisa e de Extensão da Instituição. O evento é ainda oportunidade para discentes do UNIPTAN cujas monografias de conclusão de curso receberam destaque pela contribuição científica do trabalho.

A 4ª edição do Congresso de Pesquisa e Extensão do UNIPTAN será realizada em São João Del Rei, no período de 03 a 05 de abril de 2019, nas dependências do UNIPTAN e será composta por Sessões de Comunicações Orais, Sessões de Painéis Comentados e Minicursos.


Serão aceitas inscrições para as modalidades: Apresentação de trabalho (Comunicação Oral e/ou Painel Comentado), participação em minicursos e em ambas as modalidades. 

 

As inscrições para apresentação de trabalhos são gratuitas. As inscrições para participação em cada minicurso têm valor de R$10,00 (dez reais). 

 

A inscrição para apresentação de trabalhos deve ser realizada, única e exclusivamente, em nome do autor que fará a apresentação do trabalho no Congresso, que será o destinatário dos e-mails enviados pela Comissão Organizadora do Congresso. 

 

As inscrições devem ser realizadas pelo site: cpeuniptan.eventbrite.com.br

 

No ato de inscrição, deve ser informado um endereço de e-mail válido, pois toda a comunicação referente ao congresso será realizada por meio deste e-mail. 

 

Bolsistas do Programa de Iniciação Científica Júnior do UNIPTAN (BIC-JR/FAPEMIG/UNIPTAN) devem fazer inscrição para apresentação do trabalho na modalidade: Painel Comentado. 

 

Bolsistas do Programa de Iniciação Científica do UNIPTAN (PIBIC/FAPEMIG/UNIPTAN) devem fazer inscrição para apresentação do trabalho em ambas as modalidades: Comunicação Oral e Painel Comentado. 

 

Alunos e ex-alunos não-bolsistas do UNIPTAN e comunidade acadêmica externa podem fazer inscrição para apresentação do trabalho na modalidade Comunicação Oral ou Painel Comentado. 

 

Inscrições para apresentação de trabalho somente serão efetivadas após o envio do arquivo para o email congresso@uniptan.edu.br para avaliação. 

Serão aceitos trabalhos de pesquisa ou de extensão, das diferentes áreas do conhecimento, em formato de resumo ou de artigo completo. 

 

Antes de proceder à submissão de trabalhos, deve-se realizar a inscrição no Congresso. 

 

A inscrição deve ser realizada em nome do autor que fará a apresentação do trabalho no evento então denominado “autor inscrito”. 

 

Para a submissão de trabalhos, deve-se seguir as Instruções para elaboração do artigo ou as Instruções para elaboração de resumo, disponíveis no site https://cpeuniptan.eventbrite.com.br 

 

Os nomes e a ordem dos autores informados no trabalho a ser submetido devem ser conferidos atentamente, pois no certificado constarão o nome e a ordem dos autores conforme informado no trabalho submetido. 

 

O trabalho (resumo ou artigo) a ser submetido deverá ser salvo em formato “.doc”, com o nome completo do “autor inscrito” e enviado para o e-mail: congresso@uniptan.edu.br, devendo constar no campo “Assunto”: Submissão de trabalho. 

 

Para submissão de dois trabalhos por um mesmo autor, o trabalho deverá ser salvo com o nome completo do “autor inscrito” seguido do número “2”. 

 

Após a submissão do trabalho, não será permitida a inclusão, exclusão e/ou substituição de autores. 

 

Os trabalhos submetidos serão avaliados por Comissão Científica quanto ao formato e caráter científico. 

 

A Comissão Científica não se responsabiliza por revisão nos textos. Os resumos e os artigos serão publicados na forma como apresentados pelos autores na versão final, sugerindo-se, portanto, extremo cuidado com a revisão dos trabalhos. 

 

A Comissão Científica também não analisará a originalidade dos trabalhos, cabendo a seus autores a responsabilização por eventuais plágios. 

 

Após a avaliação dos trabalhos, o “autor inscrito” receberá e-mail da Comissão Organizadora informando da decisão dos avaliadores quanto ao julgamento do trabalho se: Aceito, Não aceito ou Aceito com modificações. 

 

Os autores de trabalhos julgados como “Aceito com modificações” terão dois dias para fazer as modificações solicitadas e reenviar o trabalho para o e-mail congresso@uniptan.edu.br

Normas Gerais

 

Cada trabalho deverá ser apresentado individualmente pelo “autor inscrito”, responsável pela inscrição e submissão do trabalho no site.

 

O dia, local e horário da apresentação serão divulgados na Programação Científica a ser encaminhada por e-mail a cada “autor inscrito”. 

 

Utilização de material fotográfico deve ser feita de forma que não se identifique a pessoa exposta. 

 

O apresentador deverá chegar com antecedência mínima de 15 minutos para localizar a sala. 

 

O conteúdo dos trabalhos é de responsabilidade exclusiva dos autores. 

 

A seguir são apresentadas as normas para apresentação de trabalhos na modalidade Comunicação Oral e Painel Comentado. 

 

Pesquisas envolvendo seres humanos devem ser previamente aprovadas por Comitê de Ética em Pesquisa. 

 

 

Normas para apresentação de Comunicação Oral 

 

Os trabalhos apresentados na modalidade “Comunicação Oral” deverão seguir as seguintes normas:

 

A Comunicação Oral do trabalho no evento deve ser realizada individualmente pelo “autor inscrito” responsável pela inscrição e submissão do trabalho.

 

O “autor inscrito” deverá preparar apresentação oral, com duração de 10 a 15 minutos, utilizando Power Point (ou programa equivalente) e data-show.

 

Serão disponibilizados computador e data-show aos apresentadores. Outros materiais necessários serão de responsabilidade dos apresentadores. 

 

O primeiro slide deve conter: Título do trabalho, autores e instituições de origem de cada autor.  

 

As Comunicações Orais serão avaliadas por Comissão Avaliadora composta por dois professores.

 

Ao final de cada apresentação, haverá debate sobre o trabalho apresentado, realizado de acordo com a preferência dos avaliadores da sessão e terá duração máxima de 5 (cinco) minutos.

 

Sugere-se levar cópia da apresentação salva em formato ppt e também no formato pdf.

 

 

Normas para apresentação de Painel Comentado

 

Os trabalhos apresentados na modalidade “Painel Comentado” deverão seguir as seguintes normas: 

 

A apresentação do painel aos avaliadores deve ser realizada individualmente pelo “autor inscrito”, responsável pela inscrição e submissão do trabalho. 

 

O “autor inscrito” deve preparar, individualmente, painel contendo os seguintes elementos: 1) Introdução, 2) Metodologia, 3) Resultados (com gráficos e tabelas, quando aplicável ao trabalho), 4) Discussão, 5) Conclusão e 6) Referências, em casos de trabalhos que envolvem projetos de pesquisa. 

 

Trabalhos de extensão devem conter caracterização da população atendida, tipo de atividades/serviços oferecidos, local de execução e frequência das atividades. 

 

O painel deve ser elaborado em página única (banner) e impresso em papel ou lona e deve apresentar as dimensões 90 cm (largura) x 110 cm (altura). 

 

A impressão do painel é de inteira responsabilidade dos autores. 

 

No dia e horário especificados na Programação Científica do evento, os painéis deverão ficar expostos e neste período os mesmos serão avaliados por Comissão Avaliadora formada por dois professores. 

 

O dia, local e horário da apresentação serão divulgados na programação científica a ser encaminhada por e-mail a cada “autor inscrito”. 

 

Em hipótese alguma será aceita a apresentação do painel por pessoas que não sejam autoras do trabalho. 

 

O apresentador deverá chegar com antecedência mínima de 15 minutos para localizar onde deverá ser fixado o seu respectivo painel. 

 

O apresentador deverá permanecer junto ao trabalho durante toda a sessão, quando serão realizadas as visitas pelos avaliadores e pelo público. 

 

Os painéis deverão ser retirados, impreterivelmente, ao final de cada sessão. 

 

É responsabilidade do apresentador a fixação e a retirada dos painéis ao final de cada sessão do evento. 

Os trabalhos que obtiverem as melhores notas, em cada uma das modalidades de apresentação, a cada dia de evento, serão agraciados com Menção Honrosa na cerimônia de encerramento do evento.

 

Os trabalhos submetidos e apresentados no evento serão publicados nos Anais do Congresso de Pesquisa e Extensão do UNIPTAN. 

 

Os trabalhos submetidos, porém não apresentados no evento, não constarão nos anais do evento e os autores não terão direito a certificado. 

 

Serão emitidos certificados de Apresentação de trabalho e de Participação em minicurso. 

 

Os certificados serão disponibilizados em forma digital, enviados no e-mail do “autor inscrito” a partir do 30º dia após o término do evento. 

 

Evento 

 

Datas 

 

 

Inscrição para submissão de trabalhos 

 

A ser definido.

 

 

Envio de trabalhos para avaliação 

 

A ser definido.

 

 

Inscrição para minicursos 

 

A ser definido.

 

 

Análise e julgamento dos trabalhos 

 

A ser definido

 

 

Resultado da análise e julgamento dos trabalhos 

 

A ser definido

 

 

Correção dos trabalhos julgados “Aceitos com modificações” 

 

A ser definido. 

 

 

Reenvio dos trabalhos modificados à Comissão Organizadora

 

A ser definido.

 

 

Divulgação da programação de apresentação dos trabalhos 

 

A ser definido.

 

 

Realização do evento 

 

03, 04 e 05/04/2019 

 

ANAIS DO CONGRESSO DE PESQUISA E EXTENSÃO DO UNIPTAN

 

Apresentação

Apresentamos à comunidade acadêmica os Anais do Congresso de Pesquisa e Extensão do UNIPTAN, como resultado do Congresso de Pesquisa e Extensão do UNIPTAN, evento realizado anualmente em São João Del Rei pelo Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves - UNIPTAN.

Entre artigos e resumos, este caderno reúne trabalhos que são resultados de projetos de pesquisa e de extensão nas diversas áreas do conhecimento, apresentados durante o evento, em sessões de comunicações orais e sessões de painéis comentados.

Os trabalhos incluem resultados de projetos coordenados por docentes do UNIPTAN, desenvolvidos junto ao Programa de Extensão e aos Programas de Pesquisa e Iniciação Científica da Instituição, bem como trabalhos de pesquisa e extensão desenvolvidos por Instituições de Ensino e pela comunidade acadêmica da região.

 

Normas para publicação

  • Para proceder à submissão de trabalhos, deve-se realizar inscrição no Congresso e Pesquisa e Extensão do UNIPTAN.
  • São publicados nos Anais do Congresso de Pesquisa e Extensão do UNIPTAN, os trabalhos submetidos e apresentados no Congresso de Pesquisa e Exttensão do UNIPTAN.
  • São aceitos trabalhos de pesquisa e/ou extensão, em formato de resumo ou de artigo completo, das diferentes áreas do conhecimento.
  • Para a submissão de trabalhos, deve-se baixar e preencher o “Formulário para submissão de resumo” ou o “Formulário para submissão de artigo”, de acordo com a modalidade de trabalho a ser submetido.
  • Em cada Formulário constam instruções quanto à formatação e estrutura do trabalho a ser submetido.
  • Os nomes e a ordem dos autores inseridos no “Formulário para submissão de resumo” ou “Formulário para submissão de artigo” devem ser conferidos atentamente, pois no certificado constarão o nome e a ordem dos autores conforme informado no Formulário de submissão do trabalho.
  • Após preenchimento, o formulário para submissão de trabalho deverá ser salvo em formato “.doc”, com o nome completo do “autor inscrito”.
  • Para submissão de dois trabalhos por um mesmo autor, o formulário para inscrição de trabalho deverá ser salvo com o nome completo do “autor inscrito” seguido do número “2”.
  • Os formulários para inscrição de trabalho devem ser enviados preenchidos para o e-mail: congresso@uniptan.edu.br, devendo constar no campo “Assunto”: Submissão de trabalhos.
  • Após a submissão do trabalho, não é permitida a inclusão, exclusão e/ou substituição de autores.
  • Os trabalhos submetidos são avaliados por Comissão Científica quanto ao formato e caráter científico dos trabalhos. A Comissão Científica não se responsabiliza por revisão nos textos. Os resumos e os artigos são publicados na forma como elaborados pelos autores, sugerindo-se, portanto, maior cuidado com a revisão dos trabalhos por parte dos autores.
  • A Comissão Científica também não analisa a originalidade dos trabalhos, cabendo a seus autores a responsabilização por eventuais plágios.
  • Após a avaliação dos trabalhos, o “autor inscrito” recebe e-mail da Comissão Organizadora informando da decisão dos avaliadores quanto ao julgamento do trabalho se: “Aceito”, “Não aceito” ou “Aceito com modificações”.
  • Os trabalhos julgados como “Aceito com modificações” têm dois dias para fazer as modificações/adequações solicitadas e reenviar o trabalho para o e-mail congresso@uniptan.edu.br.
  • Os trabalhos submetidos, aceitos e não apresentados no evento não constam nos anais.

 

Corpo editorial

Eliane Moreto Silva Oliveira

Raruza Keara Teixeira Gonçalves

 

Endereço de Contato

Coordenação de Pesquisa

Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves – UNIPTAN

Avenida Leite de Castro, 1101, Fábricas

São João del-Rei - MG - 36301-182

Telefone: (32) 3379-2725| Ramal 202

e-mail: pesquisa@uniptan.edu.br

 

Edições anteriores:

Anais do Congresso de Pesquisa e Extensão do UNIPTAN -  Número 1: Acesse aqui

Anais do Congresso de Pesquisa e Extensão do UNIPTAN - Número 2: Acesse aqui

Anais do Congresso de Pesquisa e Extensão do UNIPTAN - Número 3: Acesse aqui

 

 



Parceiros

Apoio

Apoio


Congresso de Pesquisa e Extensão do UNIPTAN


De 03 a 05 de abril de 2019 no UNIPTAN, em São João del-Rei